São Paulo off the books

A maior cidade da América Latina é múltipla, diversa, rica, mas também desigual. São Paulo é um polo financeiro e cultural importante tanto para o Brasil quanto para o continente onde se insere e oferece inúmeras opções àqueles que habitam a metrópole, bem como àqueles que a visitam.

Dentro de um espaço tão grande, é comum que nos restrinjamos a regiões que conhecemos, ora por necessidade, ora devido ao difícil acesso, mas também por puro comodismo. Ao mesmo tempo, quando queremos sair da caixa, acabamos pensando em pontos clássicos de São Paulo, cartões postais sugeridos em todos os guias e matérias sobre a cidade.

Descobrir e redescobrir essa metrópole é um exercício cidadão e político. Além de prazeroso, trata-se de uma forma de ocupar as ruas e conectar-se com elas. A promoção da interação entre pessoas das mais diversas localidades e culturas em espaços abertos promove uma relação impagável com a cidade. Isso acontece, porque quem ocupa a cidade preocupa-se com o transporte público, com o particular e com o alternativo. Com o lixo nas ruas e o esgoto a céu aberto. Com as populações de rua e a desigualdade regional. Com a acessibilidade geográfica e socioeconômica, e muito mais.

Enfim: quem ocupa, cuida.

Trata-se da maior sacada que qualquer administrador público, sobretudo a nível municipal, poderia ter. Uma política repleta de ações positivas e inclusivas tem um efeito que repressão alguma poderá alcançar. Enquanto disputas arbitrárias e violentas (de violência física ou simbólica) criam atrito, reforçam o individualismo e cristalizam a resistência à coisa pública, o convívio harmônico e difuso reforça o cuidado e o senso de responsabilidade sobre os espaços.

Pensando nisso, criei a São Paulo off the books, a mais nova série do Politiquês. Seu intuito é, através de indicações incomuns – e nada batidas – promover a ocupação da cidade, ação indispensável em momentos de uma gestão como a atual. Ela nasce de uma paulistana de nascença em crise com sua cidade. Sou exigente, se eu gostei destes lugares, então você vai gostar também.

Fique de olho: vamos sair de casa!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: