#SPotb: Sesc Pompeia

São Paulo off the books em: Sesc Pompeia, um oásis industrial

De projeto da arquiteta Lina Bo Bardi, o Sesc Pompeia fez-se sobre a estrutura de uma fábrica de tambores dos anos 1930. De maneira curiosa, Bo Bardi transformou o ambiente industrial em uma espécie de recanto urbano, com amplas áreas de convívio e, pode parecer piada, sombra e água fresca (os espaços abertos e o cimento das construções garantem a entrada de luz natural, ao mesmo tempo que mantém a temperatura amena).

DSC_0119Logo perto da entrada, à direta, um dos grandes galpões: com três grandes espaços, nas laterais, conta com vários híbridos de sofás com cadeiras dispostos a distâncias confortáveis uns dos outros, dando espaço e liberdade aos visitantes que, acompanhados ou não, poderão disfrutar de um conforto inusitado. Do lado esquerdo, além das poltronas, há um pequeno riacho, quase um espelho d’água que reflete as estruturas vermelhas no teto. Já no centro, um balcão de informações e organização (é lá que se compram ingressos para os eventos eferecidos pelo Sesc, por exemplo) fica frente a uma ampla área de leitura: com mesas coletivas térreas e áreas mais reservadas sobre um mezanino, é possível ler algum dos livros, jornais ou revistas oferecidos pela biblioteca ao final do corredor, ou mesmo desfrutar de seus próprios materiais (foi meu caso!).

DSC_0138

Ligando a entrada e a parte oposta do complexo, um tablado de madeira coloca-se sob os passantes. De ambos os lados, inúmeras oportunidades: um restaurante, um café, uma sala de espetáculos ou simplesmente mesinhas ao ar livre, as possibilidades são diversas para casais, amigos, familiares, colegas de trabalho ou para quem, como eu, for passear sozinho.

Do outro lado da entrada, um dos espaços mais promissores do Sesc, sobretudo para quem não é sócio: o Deck Solarium. Sim, sim, em meio à agitada São Paulo, perto de grandes avenidas, um shopping e um estádio de futebol é possível tirar a canga empoeirada do armário, deitar-se e aproveitar o sol que bate sobre o deck. A área (com wi-fi gratuito) é uma ótima opção para absorver um pouco de vitamina D e sentir o vento. Em um espaço agradável, com vista para um céu difícil de se enxergar entre os prédios paulistanos, homens e mulheres em traje de banho (ou não) ficam sobre o tablado (ou sob a sombra de guarda-sóis) para comer, estudar, trabalhar, ler ou apenas descansar, com a qualidade de vida de quem se encontra ao ar livre.

A oeste do grande deck, duas torres impressionam visitantes de primeira viagem. Erguendo-se sobre a cidade com suas janelas coloridas, interligadas por rampas simétricas de cimento queimado, contrastam o contraste entre o azul celeste, os metais vermelhos, o cimento industrial e as formas cuidadosamente pensadas de maneira muito convidativa. Ambas abrigam estruturas de atividades fixas (como uma piscina, uma academia e quadras esportivas) e outras que diferem ao longo do ano (como pequenos cursos e atividades esportivas direcionadas).

DSC_0165.JPG

Não bastassem todas essas possibilidades, o Sesc Pompeia é muito bem localizado e conta com inúmeras possibilidades ao seu redor. Acessível e com espaço para recreação infantil, pode ser explorado com tempo ou apenas tornar-se parte de uma rotina corrida. É uma boa pedida a qualquer hora e com qualquer idade.

Quando? De terça à domingo, das 9h às 22h.

Localização? Rua Clélia, 93 – Água Branca.

Transporte? De ônibus, de metrô, de carro ou mesmo à pé. Fácil de chegar.

Com quem?  Sozinho, com a família, com o companheiro ou a companheira, com amigos, clientes ou colegas.

Veredicto: uma excelente área de convívio, estudo ou para negócios, em dias úteis e aos finais de semana.

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: