O que é bom deve ser compartilhado. Pensando nisso, o Politiquês decidiu elaborar uma lista de sites que podem ser de seu interesse.
Conhece algum link que pode ser útil à comunidade? Comente abaixo ou clique em “Contato” e nos envie!
Análise Internacional
Stratfor: 20 years of global inteligence (ING)
O Stratfor fornece importantes análises da geopolítica global. Apesar de possuir conteúdos pagos, possui uma grande gama de artigos, mapas, gráficos – e mais – que podem ser acessados gratuitamente.
Foreign Affairs (ING)
Fundado em 1922, o Foreign Affairs nasceu como um fórum de discussão sobre a política externa dos Estados Unidos e da política global como um todo. Conta, dentre outros, com o site e revista. Assim como é o caso do Stratfor, possui uma série de conteúdos pagos e alguns outros gratuitos, trazendo benefícios aos que se inscreverem no Foreign Affairs.
Foreign Policy (ING)
Disponibilizando mais conteúdo e com acesso facilitado, a Foreign Policy é uma revista criada há quase meio século que, hoje, vive também online. Um site vasto, conta com análises, matérias jornalisticas, fotos e mais.
The Economist (ING)
Revista estadunidense liberal, traz com profundidade assuntos de cunho político e econômico. Dedica-se a análises, matérias completas e conectadas entre si, gráficos e infográficos. Seu site conta com sessões de como a de Política Mundial, a de Negócios e Finanças, a de Economia, a de Ciência e Tecnologia, e a de Cultura.
Le Monde Diplomatique (PT)
Nascida na França dos anos 1950, a Le Monde Diplomatique é uma revista mundialmente conhecida, publicada em 25 idiomas. Com opiniões plurais e críticas sobre assuntos relativos ao Brasil e ao exterior, não se limitando à análise internacional, é uma leitura rica e agradável.
Jornais e revistas
Folha de São Paulo (PT)
Da família Frias, o jornal Folha de São Paulo é do Grupo Folha. Bastante diferente do formato atual, a Folha começou a ser publicada nos anos 1920. Hoje, um grande expoente do jornalismo nacional, é o jornal de maior circulação do Brasil. Ao lado do Grupo Globo, é dona do Valor Econômico.
O Estado de São Paulo (PT)
Anterior à Folha, o Estadão é da família Mesquita. É dos grandes expoentes do jornalismo brasileiro e também tem feito investimentos para desenvolver suas plataformas online.
El País (ESP/PT)
Do falido Grupo Prisa, hoje controlado por credores, é o jornal diário de maior circulação da Espanha e de alcance global. Fundado nos anos 1970, coloca-se mais à esquerda no espectro ideológico e propõe-se ser um meio de comunicação independente que forncece as formações necessárias à formação de pensamento crítico. Online, conta com uma versão espanhola, uma americana, uma brasileira e outra catalunha.
BBC (PT/ING)
A British Broadcasting Corporation (BBC) é das maiores do mundo. Inglesa, nascida em 1922, sempre foi um expoente nas comunicações inglesas. Possui diversas estações de rádio e canais televisivos, dedicando-se também à produção de documentários e séries. Por vezes criticada por seu viés mais liberal, é um truste controlado por 12 pessoas indicadas pelo Primeiro Ministro. Ainda que não assistam o canal, todo o inglês que possuir uma televisão deverá pagar uma taxa que será utilizada para o funcionamento da BBC.
Sua edição brasileira, BBC Brasil, para além do jornalismo internacional, conta com sessões voltadas ao Brasil. A inglesa, BBC UK, paralelamente, foda nos acontecimentos do Reino Unido.
The Guardian (ING)
CNN (ING)
A CNN (Cable News Network) foi fundada nos anos 1980 por Ted Turner, a primeira emissora estadunidense a dedicar-se exclusivamente a um conteúdo jornalístico. Hoje é propriedade da americana Time Warner e tem extensão global. Cobrem acontecimentos mundiais e pela cobertura são reconhecidos, tendo suas sessões de entretenimento menor importância.
The New York Times (ING)
Da The New York Times Company, o jornal diário de fama internacional, The New York Times, é publicado na cidade de Nova Iorque e distribuído para o resto do território nacional. Foi fundado em 1851, cobrindo eventos importantes da história estadunidense bem como da mundial. Hoje, a Folha traduz as matérias mais importantes do dia ao português e as disponibiliza em seu site.
La Repubblica (IT)
Do grupo L’Espresso, La Repubblica é um jornal italiano de circulação diária, o terceiro com maior circulação depois do Corriere della Sera e Il Sole 24 Ore. Com sede à Roma, é um bom veículo para ter acesso ao cotidiano italiano bem como sua visão frente os conflitos mundiais.
Le Monde (FR)
O Le Monde é um jornal francês inaugurado nos anos 1940. É dos mais consagrados do mundo, de grande circulação dentro e fora do território francês, boa pedida para quem quiser informar-se sobre a vivência francesa, assim como seu ponto de vista sobre os acontecimentos globais. É importante apontar que, apesar de ser dono de 51% da Le Monde Diplomatique, não possui influência editorial sobre a revista.
Fact-checking e explicadores
Agência Lupa
Criada no final de 2015, a Agência Lupa é a primeira empresa brasileira dedicada exclusivamente ao fact-checking. A Lupa é hospedada no site da revista piauí e tem como maior investidor a Editora Alvarenga, editora responsável pela publicação da piauí.
Aos Fatos
O objetivo desse portal é justamente chegar aos fatos, verificá-los tais quais se deram. Dentro da aba “Checamos”, os autores classificam seu objeto em questão entre verdadeiro, impreciso, exagerado, falso e insustentável. A iniciativa, interessantíssima, é uma ótima pedida para desmistificar chamadas exageradas e colocar a informação em primeiro lugar.
Politize!
Para entender os assuntos mais essenciais da política brasileira, o Politize! é a melhor pedida. Seu objetivo é destrinchar e explicar assuntos importantes nesse sentido utilizando textos e infográficos, prezando pela clareza e pela objetividade.
Acervos
Youtube
VOX (ING)
Da Vox Media, o canal de Youtube da Vox é uma extensão de seu site. Se definindo como “um site de notícias para o século XXI”, tem como objetivo principal explicar as notícias. Para isso, uma série de ferramentas visuais são utilizadas – dentre elas, os vídeos, rápidos e práticos.
Kurzgesagt – In a Nutshell (ING)
Kurzgesagt é uma palavra alemã que designa, em inglês, a expressão “in a nutshell”. Esse grupo baseado em Munique é criador de um excepcional canal de Youtube e também studio de design. Ainda que seus vídeos mais recentes tenham temas mais genéricos, basta explorar um pouco mais seu acervo para descobrir animações sobre o funcionamento dos bancos, a Guerra do Iraque, a crise de refugiados na Europa e muito mais. Imperdível.
Seeker Daily (ING)
Canal criado em 2013, o Seeker Daily se define como um veículo “comprometido a responder perguntas inteligentes e inquisitivas que as pessoas tenham sobre a vida, a sociedade, política e qualquer outra coisa que esteja acontecendo nos noticiários. Trata-se de um lugar onde a curiosidade impera”. Seu objetivo é compreender este “mundo louco em que vivemos”.